Fala e Linguagem

Demência

A demência é a perda da função cerebral que ocorre com determinadas doenças, sendo importante lembrar que o envelhecimento não é a causa da demência. Ela afeta a memória, o raciocínio, a linguagem e o comportamento. Um simples esquecimento não é sinal de demência, pois o padrão de perda da memória do indivíduo com demência é diferente daquele que todos temos. Habitualmente, esquecemos o que se passou há muito tempo e lembramos mais os fatos recentes, o que pode ser normal.

 

Existem alguns tipos de demência, porém a mais comum e mais conhecida é a demência de Alzheimer. As pessoas que sofrem de Alzheimer apresentam inicialmente perda de memória para os fatos recentes, que acabaram de acontecer. Elas podem se aborrecer e ficar ansiosas com mais facilidade. À medida que a doença progride, a pessoa vai esquecendo mesmo os fatos mais antigos, deixando de reconhecer o cônjuge e os filhos, por exemplo. É comum também perderem a noção do tempo e do espaço, podendo se perder na rua, apresentar comportamentos estranhos ou até mesmo se isolar do convívio social. Quando tais fatos ocorrem, a demência encontra-se em estágio já bem avançado.

Quanto mais cedo for o diagnóstico de demência, mais rápido se inicia o tratamento e manejo da doença. Neste caso o fonoaudiólogo pode auxiliar em relação às dificuldades de comunicação, que podem ser frustrantes, tanto para o paciente com Alzheimer, como para os cuidadores. O objetivo principal da intervenção terapêutica é a melhoria da qualidade de vida do doente e da família, fazendo uso de estratégias de comunicação, intervindo diretamente nas atividades de vida diária, de acordo com o estágio da demência. Marque uma consulta para avaliarmos o paciente com demência.

©  2021     Fonoaudiologia São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 2525 - Cj.32

Santana - São Paulo, SP - 02401-000

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Pinterest - Círculo Branco
  • White LinkedIn Icon