Perguntas frequentes

O que é fonoaudiologia?

A Fonoaudiologia é a ciência que estuda e atua junto à comunicação humana e seus diversos distúrbios. O fonoaudiólogo é responsável pela promoção de saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos seguintes aspectos: Função Auditiva Periférica e Central; Função Vestibular; Linguagem Oral e Escrita; Voz; Fluência; Articulação da Fala; Sistema Miofuncional, Orofacial, Cervical e de Deglutição.

Como é o trabalho do fonoaudiólogo?

É composto por três fases: anamnese (entrevista), avaliação, e tratamento. É realizada uma entrevista detalhada para identificar o perfil do paciente/cliente e suas necessidades. As sessões de avaliação são definidas de acordo com a queixa relatada na entrevista, e seus dados coletados definirão a conduta do tratamento. Esta, por fim, é a fase em que serão tratadas as alterações  encontradas na avaliação a partir das queixas trazidas pelo paciente.

Fonoaudiólogo é só para crianças?

Não. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar de um trabalho com fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo é capacitado para avaliar, orientar e reabilitar desde recém-nascidos a idosos nas variadas patologias de sua competência, assim como aperfeiçoar e orientar aspectos relacionados à comunicação como um todo.

Meu filho ainda não fala, com que idade devo procurar um fonoaudiólogo?

Sempre que houver alguma dúvida ou inquietação em relação à fala de uma criança (de qualquer idade), é conveniente que se procure um fonoaudiólogo, pois ele é o profissional capacitado para avaliar  e indicar a conduta adequada.

Faço tratamento com ortodontista e fui encaminhado para um fonoaudiólogo, por quê?

É comum que pacientes que estejam usando aparelho ortodôntico sejam encaminhados para tratamento fonoaudiológico, pois muitas vezes apresentam um desequilíbrio na musculatura oral e/ou alterações funcionais (na respiração, mastigação e deglutição) que interferem no posicionamento dos dentes. Neste caso, o tratamento fonoaudiológico é indicado para evitar recidivas do quadro ortodôntico.

Como funciona o processo de pedido de reembolso de consultas?

Trabalhamos com emissão de recibos e toda a documentação necessária  para solicitação de reembolsos junto ao seu plano de saúde. Cada convênio tem um padrão de reembolso regulamentado (porcentagem do valor da consulta a ser ressarcido). Consulte o seu convênio para saber sobre as particularidades do seu plano.

©  2021     Fonoaudiologia São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 2525 - Cj.32

Santana - São Paulo, SP - 02401-000

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Pinterest - Círculo Branco
  • White LinkedIn Icon