Audiologia

Avaliação Auditiva

Sinais de surdez é comum em adultos e idosos. Pode ocorrer por perda natural, ou provocada pela exposição a ruídos intensos, além de motivos genéticos ou possível consequência da diabetes, pressão alta, tabagismo ou uso excessivo de álcool.

No caso das crianças, alguns sinais decorrentes da perda auditiva, pode ser a irritabilidade, ou até mesmo a falta de atenção.

 

Fique atento aos sinais de alteração auditiva, como zumbido, dificuldade em entender o outro, dificuldade em conversar em ambientes ruidosos ou desconforto na presença de som alto.

As recomendações para prevenção da perda auditiva são: Uso de protetores auriculares, caso haja muita exposição em ambientes barulhentos; Evitar o uso de fones de ouvido acima de 75 decibéis (que pode ser medido através de aplicativos); Não consumir excesso de medicamentos específicos.

Há casos de surdez súbita, que é a perda de audição repentina e pode ocorrer em apenas um ouvido. A avaliação deve ser feita com urgência com um fonoaudiólogo e acompanhamento com otorrinolaringologista.

Algumas infecções podem estar ligadas ao sistema linfático relacionado à circulação sanguínea ou mesmo a alterações psíquicas.

▫️ Atenção! Cotonetes devem ser usados apenas na orelha externa, não devem ser inseridos no canal auditivo.

▫️ O envelhecimento é uma causa natural, o cuidado ao fazer a avaliação auditiva é fundamental para evitar futuros danos cognitivos.

O ouvido é o órgão da audição e também do equilíbrio. Cuide de sua audição, mantenha uma rotina saudável, evite substâncias tóxicas e faça exercícios. Se observar que há sinais incomuns auditivos, busque investigar através de exame auditivo para conferir o nível da audição.

É possível realizar a avaliação auditiva tanto em idosos, quanto em crianças. O exame é feito em uma cabine acústica.

 

Para agendar uma avaliação no bairro de Santana, em São Paulo, entre em contato e passaremos mais informações.