Motricidade Orofacial

Respirador Oral

Quando respiramos pelo nariz, filtramos (limpamos), aquecemos (esquentamos) e umidificamos (molhamos) o ar, assim ele chega aos pulmões sem impurezas que estão no ar. Quando respiramos pela boca o ar não passa por esse processos e chega aos pulmões cheio de impurezas.

A respiração oral (ou bucal) refere-se à respiração realizada predominantemente pela boca, ou seja, o indivíduo quase não usa  o nariz para inspirar e expirar o ar. As causas mais frequentes são: rinite alérgica, sinusite, bronquite; aumento da adenoide; aumento da amígdala; fraqueza dos músculos da face que levam a boca a se abrir; hábito; tumores na região do nariz; fraturas no nariz, etc.

 

Os prejuízos desse tipo de respiração envolver alterações: nas estruturas e funções envolvendo os órgãos fonoarticulatórios, no sono, na alimentação, na aprendizagem, na audição e na voz. Como consequência disto, pode-se apresentar: nariz sempre obstruído; respiração curta e rápida, muitas vezes ruidosa; boca aberta; lábios ressecados e rachados com alteração de cor; músculos dos lábios, bochechas, mandíbula e língua com pouca força e movimentação reduzida; língua volumosa com a posição da da mesma dentro da boca mais anteriorizada e rebaixada; mudanças na estética e na posição dos dentes (encaixe inadequado dos dentes); palato (“céu da boca”) estreito e/ou profundo; olheiras; bochechas caídas; face alongada; entre outros.

 

​O respirador oral apresenta como uma das principais alterações a mudança da posição de cabeça. A cabeça vai para frente buscando um espaço maior para poder respirar melhor. Podemos encontrar também outras alterações no corpo causadas pela respiração oral, como: os músculos do abdômen ficam fracos e distendidos; olheiras com assimetria de posicionamento dos olhos; olhar cansado; os ombros geralmente rodam para a frente e comprimem o abdômen.

O indivíduo que respira pela boca pode entrar em contato para marcar uma availação para identificar e tratar um respiração oral. O tratamento fonoaudiológico só será iniciado após avaliação da causa.


 

©  2019     Fonoaudiologia São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White LinkedIn Icon

Rua Voluntários da Pátria, 2525 - Cj.32

Santana - São Paulo, SP - 02401-000