Audiologia

Distúrbio do Processamento Auditivo

O sistema auditivo não é composto apenas pela orelha (ouvido). É o cérebro que permite tomarmos consciência da existência do som, onde os sons passam a ter significado. O som é transformado em impulso elétrico na orelha interna e em seguida é conduzido pelo nervo auditivo até o cérebro. Entre o ouvido e o cérebro existem muitas estruturas neurais, como se fossem “estações” entre a partida (ouvido interno) e a chegada do som (cérebro). Tais “estações” compõem o chamado processamento e, quando não funcionam corretamente, farão com que o cérebro tenha dificuldade para “entender” corretamente o som que recebe. A esse tipo de dificuldade, damos o nome de distúrbio do processamento auditivo.

A alteração do Processamento Auditivo é caracterizado por uma dificuldade de prestar atenção e sintetizar informações auditivas (como seguir instruções verbais, recontar histórias, etc), dificuldades em manter o foco de atenção em um estímulo auditivo em ambientes ruidosos (como prestar atenção ao professor em uma sala de aula barulhenta), gerando comportamentos agitados, distraídos ou mesmo inibidos. Tais dificuldades frequentemente estão associadas a problemas de aprendizagem e podem acometer pessoas de qualquer idade.

É comum que pessoas com essa alteração não atendam prontamente quando são chamadas, tenham dificuldades em seguir instruções verbais, de compreender palavras de duplo sentido, organizar os pensamentos e narrar fatos, apresentem problemas de linguagem em relação ao aprendizado das regras da língua e cometam trocas em alguns sons da fala. É importante saber que elas podem não apresentar todas essas características e que muitas delas também podem estar presentes em outros distúrbios do desenvolvimento ou aprendizado.

Não existe uma causa específica para o distúrbio de processamento auditivo, mas o processamento auditivo é constituído de habilidades que podem ser treinadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas através de terapia “em cabine” e “em campo”. Caso seu filho apresente algumas dessas características ou já tenha sido diagnosticado com Alteração do Processamento Auditivo, entre em contato para agendarmos a avaliação e/ou terapia.

©  2021     Fonoaudiologia São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 2525 - Cj.32

Santana - São Paulo, SP - 02401-000

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Pinterest - Círculo Branco
  • White LinkedIn Icon