Fala e Linguagem

Atraso de Fala e Linguagem

O surgimento das primeiras palavras ocorre ao redor de 12 e 18 meses, quando a criança começa a produzir sons e já conhece o significado de uma série de objetos, pessoas, lugares que fazem parte do seu dia-a-dia. As primeiras palavras que a criança fala são, em geral, as que têm maior importância em sua vida/rotina e são fáceis de produzir. Quando o vocabulário atinge mais ou menos 50 a 100 palavras (entre 18 e 24 meses), a maioria das crianças entra em uma fase de intenso aprendizado, que chamamos de “explosão do vocabulário”. Neste momento, a criança é capaz de aprender novas palavras em uma velocidade muito mais rápida, e passa a duplicar ou até triplicar o vocabulário em poucos meses.

O início da produção de frases ocorre em torno dos dois anos, quando a criança já tem vocabulário suficiente para começar a montar as primeiras frases. Como o vocabulário inicial da criança é basicamente formado por substantivos e verbos, estas são justamente as palavras que serão combinadas para formar as primeiras frases. Essas frases são quase telegráficas, com omissão de palavras importantes como preposições, conjunções, etc. Ao longo do desenvolvimento, a criança vai observando as frases produzidas pelas pessoas ao seu redor e, juntamente com o aumento do vocabulário (incluindo adjetivos, pronomes, advérbios), vai aprendendo a construir frases completas.

Por isso, embora haja variações individuais, se uma criança tem 2 anos e ainda não fala (ou fala muito pouco), ou se uma criança de 4 anos, não fale frases ou apresente muitos erros gramaticais na fala, marque uma consulta para podermos avaliá-lo.

©  2021     Fonoaudiologia São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 2525 - Cj.32

Santana - São Paulo, SP - 02401-000

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White LinkedIn Icon