Motricidade Orofacial

Alteração da Articulação Têmporo-Mandibular

Qual a causa deste efeito? O que pode estar relacionado com a Respiração, Sucção, Mastigação, Deglutição e Fala, realmente pode ser esta chamada Alteração da Articulação Têmporo-Mandibular.

 

A mastigação é a principal função que depende dessa liberdade e a saudabilidade na articulação deste complexo sistema cheio de ligamentos, nervos e vasos sanguíneos.

 

A modificação que se dá conforme o crescimento dos dentes permanentes fazem parte da remodelação articular para completar o desenvolvimento da função de mastigação, deglutição, fala, sucção e respiração.

 

A disfunção deste sistema todo pode causar inflamações musculares, luxação, o deslocamento do disco entre os ossos da mandíbula ou uma união óssea que é causada pela fibrose nos tecidos, entre outros sintomas que podem afetar as atividades de abertura e fechamento bucal, ou movimentos de lateralidade e rotações.

 

O trabalho com intervenção da fonoaudiologia se refere tanto ao bom desenvolvimento destas funções, quanto à maturação, eficácia, ritmo, tempo e tipo de mordida, da qual se refere ao campo da Motricidade Orofacial (MO).

 

É imprescindível a avaliação para diagnosticar o tratamento exato a ser feito, certificando se há necessidade do conjunto de profissionais multidisciplinares.

 

O estudo sobre os hábitos orais, especialmente a partir da infância já vem sendo frequentemente tratado pelos fonoaudiólogos.

 

O tratamento fonoaudiológico é indicado como terapia miofuncional, que promove a adequação dos músculos orofaciais às funções de mastigação e deglutição, só terminando ao atingir o equilíbrio e normalização funcional.

 

As práticas da fonoaudiologia podem ser com termoterapia, massagens, mioterapia, tratamento a laser, terapia miofuncional de relaxamento e trabalho proprioceptivo (termo utilizado para nomear nossa capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais).

 

Assim, se você percebe: Som de cliques ou estalos ao abrir a boca; Dificuldade para abrir a boca; Edema facial; Enxaquecas fortes e recorrentes; Dores intensas próximo às articulações entre as têmporas e a mandíbula, sugerimos que agende uma sessão para entender como proceder e não afetar as demais funções relacionadas a este sistema como um todo.

 

Caso precisar de atendimento em São Paulo, atendemos no bairro de Santana.